// JavaScript Document

Faça a sua reserva

dawdadawdawdadawd

Turismo de Natureza no Parque Natural do Montesinh



Turismo Natureza: Venha descobrir o  Parque Natural do Montesinho

Cada vez mais, com a rotina do quotidiano, torna-se mais importante estarmos em comunhão com a natureza. É nesse contexto que a importância de escaparmos aos dias agitados ganha uma maior relevância e o Turismo de Natureza é uma opção a considerar quando planeamos uma escapada da cidade. Partilhamos consigo este espaço de Turismo Natureza: Parque Natural do Montesinho.

A zona de Bragança é propícia ao Turismo de Natureza, conjugando a urbanidade da capital de distrito com os seus arredores verdejantes. De facto, além de história, boa gastronomia e propostas culturais, esta zona dispõe de grandes opções para quem quer conjugar o bem-estar com a fauna e com a flora. Isto porque a Reserva da Biosfera Transfronteiriça Meseta Ibérica está localizada a escassos quilómetros de Bragança. Trata-se da reserva reconhecida pelo UNESCO em 2015, com uma área de cerca de 1.1 milhão de hectares e que é constituída por quatro parques naturais, bem como por diversos espaços Rede Natura, como o Espaço Natural Sierra de la Culebra, ou a Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo. No fundo, uma beleza sem fim, a ligação entre o Homem e a Natureza, a escassos quilómetros de Bragança.

Dos quatro parques naturais que constituem a reserva, destaca-se o Parque Natural do Montesinho, pela sua preservação de paisagem e pela sua riqueza natural. Neste parque, a segunda maior área protegida de Portugal, estão 80% dos mamíferos existentes no país, que habitam num ambiente com uma fauna muito rica (mais de 240 vertebrados, entre aves, lontras, lobos, veados e corços) e com uma flora distinta durante as quatro estações do ano.

No Parque Natural do Montesinho, a paz é mesmo a palavra de ordem, com os trilhos e percursos pedestres sinalizados a convidarem ao esquecimento do cansaço do dia a dia. Recomendamos, claro, que a câmara fotográfica faça parte deste passeio, pois irá querer capturar as silhuetas e os raios de sol que se cruzam nos montes e vales, ou os detalhes dos lameiros, dos bosques de azinheiras, e os cursos de água que o preenchem.

Além das caminhadas e das visitas às duas montanhas do parque (Serra da Coroa e Serra do Montesinho), poderá ainda desfrutar de várias atividades ao ar livre e de prática desportiva no Parque Natural do Montesinho. Existe a opção de fazer percursos de BTT, passeios a cavalo, ou até mesmo, de acampar no Parque Natural do Montesinho. Para os verdadeiros amantes dos animais, durante o mês de setembro é possível ouvir a brama dos veados (isto é, o chamamento dos machos para o acasalamento), e testemunhar a evolução das espécies no seu habitat natural.

Outros pontos fortes para os fãs de trilhos são as rotas: poderá optar por caminhos interpretativos, que o levarão ao coração do parque, ou pela rota de observação da fauna local. Para os mais aventureiros, estão criadas opções como voar de avião por cima do Parque Natural do Montesinho, dar uma volta de mota pelo parque, ou ainda arriscar nas aventuras divertidas do Soft Slide. 

Onde  se alojar para desfrutar do turismo de natureza?

Já está convencido? Reserve já o seu quarto no Hotel São Lazáro e visite este espaço de Turismo Natureza no Parque Natural do Montesinho. Com quartos confortaveis e ilumindados,aqui encontrará tudo o que necessita para uma estadia de qualidade e sem preocupações.

Subscrever Newsletter

EXPLORE
BRAGANÇA
CONNOSCO

O hotel fica situado a apenas 1Km do centro Histórico, numa das áreas mais apelativas e bonitas de Bragança.

Enquadrado na natureza e com vistas fantásticas para o Castelo de Bragança e para a Serra de Montesinho.